Acreditamos no poder de diferentes perspectivas e opiniões para consolidar possibilidades, criar soluções criativas e ampliar nossas vitórias. A diversidade está no nosso DNam e no nosso dia a dia.
O nosso compromisso com pessoas diferentes trabalhando em conjunto foi consolidado em 2019, com a fundação da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I).
Seguimos uma sólida política de governança, conduzida por sócios, liderada por uma head e amplificada pelos nossos grupos de afinidade formados por integrantes AM.
20%
19%
68%
52%
5%
*Dados autodeclarados por meio do censo anual.
A Comissão DE&I é uma das responsáveis pela evolução constante do Universo AMazing, ao atuar no desenvolvimento em 5 áreas:
GêneroÉtnico-racialPessoas com DeficiênciaLGBTQIAPN+Geracional
O AM realiza ações afirmativas para educar, sensibilizar e construir um ambiente cada vez mais plural, seguro e acolhedor para todos.
A nossa política de atração, recrutamento e seleção de talentos é combinada às vagas preferenciais para remover barreiras e tornar a nossa equipe de talentos profundamente representativa.
Com a Universidade AM promovemos treinamentos, workshops, palestras e outros conteúdos para promover a sensibilização e a educação das nossas lideranças e equipe.
Os nossos cinco grupos de afinidades são responsáveis por contribuir na jornada de educação e garantir que todos tenham oportunidades diferenciadas e adaptadas às suas necessidades:
Os grupos desenvolvem eventos, webinars, palestras para construir diálogos, abrir espaço para a escuta, sensibilizar as pessoas e promover debates construtivos buscando mais aliados.
Anualmente, realizamos uma pesquisa interna para conhecer nossos integrantes e estar conectados com eles. Aferirmos métricas de representatividade e evolução no tema DE&I.
Produzimos para consumo dos nossos integrantes e da sociedade por meio de nossos canais de comunicação conteúdos sobre DE&I como e-books com dicas de séries, filmes, livros, podcasts, TEDx, influenciadores, documentários e artigos.
Em 2020, a sócia e head de Diversidade, Equidade e Inclusão, Anelise Damasceno, foi indicada ao prêmio Chambers Diversity & Inclusion Awards: Latin America na categoria Outstanding Contribution to Diversity & Inclusion.
Em 2023, a sócia Manoela Neumann foi finalista na categoria Diversidade & Inclusão: Contribuição Extraordinária no Chambers Brazil Awards 2023.
Em 2024, fomos finalistas na categoria Diversity & Inclusion: Outstanding Firm no Chambers Brazil Awards.
Somos o único escritório de advocacia do Brasil premiado no ranking mulher do GPTW 2021. Fomos premiados, em 2021, como uma das 35 Melhores Médias Empresas para a Mulher Trabalhar, sendo a única representante da área jurídica em âmbito nacional.
Fomos reconhecidos nas quatro edições (2021, 2022, 2023 e 2024) do Análise Advocacia Mulher, um dos mais renomados rankings de advocacia do Brasil. Seis de nossas sócias foram destacadas como as mais admiradas do Rio Grande do Sul, além de reconhecimentos nacionais em nove especialidades e quatro setores econômicos.
Fomos reconhecidos nas quatro edições (2021, 2022, 2023 e 2024) do Análise Advocacia Diversidade e Inclusão, pelas práticas realizadas.
Recebemos o selo CESA Equidade de Gênero 2023, concedido às sociedades de advogados que se comprometem com a igualdade de gênero, na categoria parceiro.
Recebemos o selo de Prática Reconhecida no Terceiro Prêmio Análise DNA+ FENALAW 2024.
Ganhamos o Quarto Brazil's Leading Lawyers Awards (BRALLAW) na categoria Práticas de Diversidade em 2024, um reconhecimento ao nosso trabalho contínuo e de impacto nacional na promoção da diversidade e inclusão.
Parcerias com organizações voltadas para a inclusão de pessoas em situação de minoria e/ou vulnerabilidade social, como:
Em parceria com o Instituto Andrade Maia, desenvolvemos o programa de mentoria de carreira que visa ao desenvolvimento de habilidades técnicas, performance e maximização de todo o potencial de talentos-chaves e grupos minoritários em diferentes momentos de carreira. A transformação ocorre em duas fases diferentes:
Desenvolvido em parceria com o CESA/SP e outros grandes escritórios, o programa visa a promover a maior participação de negros no universo jurídico. O Incluir Direito contribui com a formação acadêmica e complementar de jovens negros interessados em atuar na carreira jurídica.
Fomos o 7º escritório brasileiro a assinar o compromisso com a ONU Mulheres e pelo Pacto Global das Nações Unidas para promover ainda mais a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres na comunidade por meio dos princípios de empoderamento das mulheres.
Participamos da rede de empresas que busca promover espaços de trabalho mais inclusivos, diversos e seguros para LGBTQIAPN +, além de gerar laços entre as empresas e os talentos que compõem o grupo.
Programa de estágio que prepara e forma jovens aprendizes (14 a 24 anos) para o mercado de trabalho mediante um cronograma de aprendizagem exclusivo Andrade Maia que visa a aprofundar os conhecimentos teóricos alinhados com a prática do dia a dia.
O AM participou do projeto pro bono em parceria com a Comunidade Empodera, pelo qual sócios do escritório atuaram como mentores de jovens advogados negros.